O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu mais detalhes, nesta sexta-feira (10), sobre a conversa com o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. Os líderes dialogaram sobre o tarifaço na última segunda-feira (6) e, segundo o petista, ele brincou com o americano a respeito da idade dos dois, que beiram os 80 anos de idade.
“Eu completei 80 anos no último dia 6 de outubro, no dia que eu conversei com o Trump. Eu comecei a conversar com o Trump assim: ‘Eu estou completando 80 anos de idade e você vai completar 80 anos dia 14 de junho’. Ele é mais novo do que eu, portanto eu tenho idade de falar mais grosso com ele”, brincou Lula durante o lançamento do crédito imobiliário subsidiado pelo governo federal.
Na certidão de nascimento do petista, foi registrado que ele nasceu dia 6 de outubro, no entanto, segundo sua mãe, Eurídice Ferreira de Mello, conhecida como Dona Lindu, o presidente nasceu no dia 27 de outubro. Lula então considera a segunda data como oficial.
Ainda sobre a conversa com Trump, Lula disse que, por eles terem idade avançada, não poderiam passar “discórdia e desavença pro mundo”.
“Olha, nós dois, com 80 anos, a gente não pode passar discórdia, desavença, pro restante do mundo. A gente tem que passar harmonia, precisamos conversar, vamos colocar na mesa. Não tem tema proibido para conversar comigo. Eu sou corinthiano, mas tenho muito amigo palmeirense”, afirmou.
Ele falou ainda que, a partir do telefonema com o republicano, após meses de tentativa de negociação, acha que ambos estabeleceram “uma relação que nunca deveria ter sido truncada”.
“Eu nunca tratei presidente de outro país ideologicamente, quem tem que tratar ideologicamente é o povo que elegeu ele. Eu tenho que tratar com respeito e ele me tratar com respeito. O Brasil não tem interesse de brigar com os Estados Unidos”, finalizou o presidente.